Reversão de vasectomia

A vasectomia é um método contraceptivo masculino definitivo. Nela, os ductos deferentes são cortados, não deixando os espermatozoides fazerem parte do sêmen, já que esses canais são os responsáveis por levar os gametas produzidos nos testículos para a uretra.

A cirurgia não impede a ejaculação e não interfere na sensação de prazer, apenas impede a reprodução. É realizada de forma simples, em ambiente ambulatorial e com anestesia geral, dura cerca de 1 hora e o paciente é liberado no mesmo dia, pois é uma cirurgia pouco invasiva e não requer internação.

Muitos homens decidem pela vasectomia por acreditarem que não querem mais ter filhos, entretanto podem mudar de opinião e desejar ser pais novamente.

Vários estudos examinaram a relação entre as características do paciente e a probabilidade de uma futura solicitação de reversão da vasectomia, e o fator mais relacionado a essa decisão é uma mudança no estado civil. Se houver um desejo renovado de ter filhos após a vasectomia, os casais podem escolher entre a reversão cirúrgica ou ajuda da reprodução assistida com recuperação cirúrgica de espermatozoides combinada com uma fertilização in vitro/ICSI.

Devido às melhorias contínuas na reprodução assistida, a reversão da vasectomia e a FIV/ICSI devem ser discutidas com o casal. Os principais determinantes do sucesso e da patência da reversão são o método utilizado para a vasectomia e o tempo transcorrido desde a cirurgia, normalmente obtendo-se mais sucesso quando esse tempo é menor. Entretanto, não devemos desconsiderar os dados femininos, como idade, nessa decisão.

Veja mais Procedimentos

Correção de varicocele

PESA e MESA

Reversão de laqueadura

TESE e Micro-TESE

Videolaparoscopia