Na doação de sêmen, um homem com gametas saudáveis doa o fluido que contém os espermatozoides para que casais com problemas de infertilidade causados por fatores masculinos possam utilizar na reprodução assistida.
Esse processo é totalmente anônimo, portanto os doadores não podem conhecer os receptores e vice-versa. Também é proibida qualquer troca comercial envolvendo este procedimento, pois ele é totalmente voluntário.
Muitos pacientes sofrem com a infertilidade masculina, um problema comum em homens em idade reprodutiva. Com o avanço da tecnologia e da medicina, é possível determinar o tratamento adequado em cada situação, de acordo com sua individualidade. A doação de sêmen é um dos métodos utilizados para ajudar pessoas com o desejo de ter um filho.
Problemas genéticos também podem impedir o homem de utilizar seus próprios espermatozoides. Esses casais podem optar pelo estudo genético pré-implantação com seleção de blastócitos não afetados para implantação ou optar por doação de semen.
Casais homoafetivos e mulheres solteiras com o desejo de uma produção independente também podem utilizar este método para realizar o sonho de terem seus filhos.
A doação acontece em bancos específicos ou na própria clínica de reprodução assistida, na qual são realizados exames para identificar homens saudáveis sem evidências de doenças sexualmente transmissíveis ou doenças hereditárias conhecidas ou suspeitas.
Os bancos de sêmen oferecem diversos níveis de informações sobre seus doadores. Alguns tipos de informações fornecidas incluem raça, altura, peso, cabelo, cor dos olhos e da pele, nível educacional, religião, origem étnica, fitas de áudio, hobbies, fotos quando bebês, perfis de personalidade, relatórios de impressão da equipe, ensaios escritos por doador, um relatório de características faciais e história anterior de sucesso na produção de uma gravidez.
Duas técnicas podem receber a doação de sêmen: a inseminação intrauterina (IIU) e a fertilização in vitro (FIV).
Não existe risco algum relacionado à doação de sêmen para o homem que escolhe doar. É um ato generoso que pode ajudar muitas pessoas a realizarem o sonho de gerar um filho.