ICSI

ICSI é a sigla, em inglês, para a “injeção intracitoplasmática de espermatozoides” e refere-se a uma técnica na qual um único espermatozoide é injetado diretamente no citoplasma de um óvulo maduro. Este procedimento é realizado como parte de um ciclo de fertilização in vitro (FIV), por isso você pode encontra-lo sendo chamada de FIV com ICSI. É uma técnica que fornece um método eficaz para auxiliar a fertilização, inclusive em homens com parâmetros de sêmen alterados.

O ICSI foi aplicado pela primeira vez a gametas humanos em 1988; foi usado para casos de falha de fertilização após a fertilização in vitro padrão ou quando havia poucos espermatozoides disponíveis. As primeiras gestações foram relatadas na Bélgica em 1992. Esta técnica demonstrou consistentemente taxas de fertilização mais altas do que as técnicas de micromanipulação anteriores e produziu mais embriões com taxas de implantação mais altas. A capacidade do ICSI de permitir que quase qualquer tipo de espermatozoide fertilize óvulos tornou-o o tratamento de maior sucesso para a infertilidade por fator masculino. E hoje é também utilizada em outras causas de infertilidade.

A ICSI pode oferece maior possibilidade de sucesso, formando mais embriões e com menor risco de perda de óvulos. Isso pode fazer toda a diferença para a FIV, principalmente quando a mulher possui poucos óvulos.

Todo o processo da FIV quando utilizamos a ICSI é realizado da mesma maneira, e apenas a etapa da fecundação é diferente do método clássico.
Os espermatozoides são normalmente obtidos do sêmen ejaculado. Em casos de azoospermia (ausência de espermatozoides no ejaculado) pode-se realizar a recuperação cirúrgica de espermatozoides dos testículos ou dos epidídimos.

A fecundação por ICSI é feita por um embriologista, com o auxílio de uma micro agulha e um microscópio. Em cada óvulo coletado é injetado um espermatozoide. Apenas óvulos maduros podem ser injetados. Todo o processo é realizado em um ambiente adequado. As chances de sucesso da ICSI são ainda maiores pelo fato de o gameta masculino não precisar procurar pelo óvulo, nem o romper.

Na FIV clássica a fecundação acontece de uma forma diferente— óvulos e espermatozoides são colocados em uma placa de cultivo para que sejam fertilizados dentro de uma incubadora. Os espermatozoides precisam encontrar os óvulos e fecundá-los.

Não há contraindicações para a ICSI.

Veja mais Tratamentos

Casais homoafetivos

Cessão temporária do útero (Barriga de aluguel)

Doação de embriões

Doação de óvulos (Ovodoação)

Doação de sêmen

Estimulação ovariana

Fertilização in vitro (FIV)

Inseminação artificial

Relação sexual programada (coito programado)