Muitos homens apresentam infertilidade e aproximadamente 5%-10% das causas deste problema é a azoospermia, quando não há espermatozoides no fluido seminal.
Existem dois tipos de azoospermia: a azoospermia obstrutiva, que ocorre quando uma obstrução impede o transporte dos gametas para o líquido seminal, e a azoospermia não obstrutiva, causada pela acentuada diminuição ou ausência de produção dos espermatozoides pelos testículos.
Para casos como este a reprodução assistida conta com técnicas muito avançadas e eficientes. Homens com azoospermia não obstrutiva podem passar por procedimentos como a FIV/ICSI (injeção intracitoplasmática de espermatozoide) e usando espermatozoides recuperados cirurgicamente por meio de técnicas complementares, como a TESE e a Micro-TESE.
Esses procedimentos são indicados para homens diagnosticados com azoospermia não obstrutiva, pois são responsáveis por coletar os espermatozoides diretamente dos testículos, onde são produzidos, possibilitando muitas vezes a paternidade.