Transferência de blastocistos

A transferência de blastócito é a última etapa da fertilização in vitro. É um momento importante, pois é nesse estágio que um ou mais embriões são então transferidos para o útero, no qual se espera que eles se implantem e produzam uma gravidez.

Resumidamente, após os óvulos terem sido fertilizados – dia zero (D0) –, a fecundação será confirmada no dia seguinte (D1), pela observação de dois pronúcleos dentro do zigoto (embrião de célula única).

A partir daí, os embriões formados são cultivados em um meio de cultura e as células individuais de cada embrião (“blastômeros”) se dividem a cada 12 a 14 horas, de modo que o embrião atinge aproximadamente 8 células no D3.

Os embriões entre os dias 2 e 4 são chamados de “embriões em estágio de clivagem”. O estágio de blastocisto é atingido aproximadamente no D5 após a punção folicular, momento no qual o embrião se expande e, eventualmente, rompe a zona pelúcida (hatching) para se implantar na superfície do endométrio (o revestimento interno do útero).

Veja mais Técnicas

Congelamento de óvulos

Criopreservação

Hatching assistido

NGS

Preservação oncológica da fertilidade

Preservação social da fertilidade

Teste de receptividade endometrial (ERA)

Teste genético pré-implantacional (PGT)

Transferência de embriões congelados